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OFICINA DA CRIANÇA – EXTERNATO
PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA |
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Objetivo |
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Com várias ações
que privilegie e respeite a identidade, a individualidade,
os valores e as expectativas das crianças e das adolescentes
com deficiência no processo sócio-educativo
em conjunto com o desenvolvimento da auto-estima e a construção
de uma política integral de saúde, educação,
lazer e profissionalização, na busca o desenvolvimento,
a integração social , a profissionalização
e o acesso à informação |
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Público Alvo |
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A instituição atende a
120 crianças e adolescentes em regime de externato,
matriculados na educação formal, de 1° a
4° série do ensino fundamental. |
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Atividades |
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• Oficinas pré-profissionalizantes
• Oficinas Ocupacionais • Reforço
escolar • Programa de orientação
e apoio sócio-familiar
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Educação Auditiva |
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Objetivo |
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Estimulação
do resíduo auditivo, através de uma educação
auditiva sistemática, levando ao desenvolvimento dos
limiares diferenciais e a discriminação dos
parâmetros básicos do som (duração,
intensidade, freqüência); Linguagem, Fala e Voz. |
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Ação |
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Cada usuário será atendido
por uma hora por dia durante dois dias na semana, em horário
pré-agendado, em conformidade às necessidades
de cada indivíduo. Os atendimentos de grupos serão
desenvolvidos quinzenalmente, com a participação
dos profissionais de fonoaudiologia e psicologia. |
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Mulheres em Ação |
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Objetivo |
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Promover
encontros sócio-educativos de atenção
à mulher, discutindo questões femininas que
visam à valorização da auto-estima e
a garantia de direitos fundamentais para pleno exercício
da cidadania. |
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Ação |
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Realização de encontros
quinzenais onde serão abordados temas acerca de direitos
da mulher, saúde, reconhecimento de paternidade, pensão
alimentícia e demais questões ligadas à
cidadania; facilitar o acesso a áreas de saúde,
apoio psicológico, através de encaminhamentos. |
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Oficina da Criança (Apoio Pedagógico) |
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Objetivo |
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Oferecer
um atendimento diferenciado aos alunos que apresentarem defasagem
e/ou dificuldades na aprendizagem que não foram superados
durante as aulas normais das escolas públicas. |
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Ação |
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A coordenação pedagógica
será responsável pelo encaminhamento dos alunos
para as oficinas da criança, que constarão das
seguintes atividades: - Realização de gincana
de conhecimento, cultural e esportiva; - Desenvolvimento de
trabalhos artísticos, definidos de acordo com as habilidades
e interesses dos alunos; - Exercícios de leitura e
aulas de reforço extra-sala de aula; - Atividades de
reforço incluindo assessoramento extra-sala de aula;
- Através de dinâmica de grupo proporcionar aos
alunos oportunidade de refletirem sobre sua realidade e melhorar
o relacionamento interpessoal e grupal. |
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Inclusão Digital |
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Objetivo |
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Reforçar
ações psicopedagógicos para melhorar
a qualidade de vida dos usuários, possibilitando o
aprofundamento dos conhecimentos de novas tecnologias. |
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Ação |
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Formar turmas de dois usuários
por micro, oferecendo o conhecimento de informática.
Este procedimento deverá ser feito todos os dias da
semana durante trinta minutos. |
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Cantarte |
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Objetivo |
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Utilizar
a música e a expressão corporal, como agentes
potencializadores das habilidades musicais das crianças
e adolescentes com deficiência, numa perspectiva criativa
de reabilitação. |
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Ação |
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Serão dois encontros semanais,
com grupos divididos por faixa etária. Os encontros
terão duração de uma hora. A música
será introduzida de forma lúdica, como um trabalho
integrador, que envolverá expressão corporal.
A participação criativa possibilitará
a consciência de integração social. |
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